top of page
  • RF

O Amor nos Tempos do Ouro

Atualizado: 1 de out. de 2021


Título: O Amor nos Tempos do Ouro

Autor: Marina Carvalho

Editora: Globo Alt

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Romance Histórico - Nacional

Lançamento: 2016

"Não se via mais como a moça criada na França, repleta de amor pela família e feliz somente por existir. Havia endurecido, por tudo o que estava se transformando, embora tivesse uma leve noção de quem gostaria ser."

Um romance histórico que faz a perfeita combinação entre A França e o Brasil, ao cruzar as histórias da francesa Cécile Queiroz Lavigne e o português, crescido e formado no Brasil, Fernão, no ano de 1734, no período de mineração em Minas Gerais.

O livro começa relatando a perda de toda a família de Cécile em um acidente, o que a torna uma órfã em Marselha, França. Sendo filha de um nobre francês com uma nobre portuguesa, só lhe resta ser acolhida por seu tio por parte de mãe, que definirá sem destino: um casamento arranjado com um fazendeiro de Vila Rica, Euclides de Andrade.

E durante seu trajeto entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi escoltada por Fernão, um mercenário que prestava serviços para o fazendeiro, e considerava aquela missão como sua última, para depois aproveitar os bens que acumulara durante sua vida. E inicialmente, pelo desejo da francesa em fugir do casamento e do aventureiro em cumprir seu trabalho bem pago, o relacionamento de ambos foi péssimo.

Porém, conhecendo o caráter asqueroso do fazendeiro Euclides, Fernão se arrepende de sua decisão e, com ajuda de alguns amigos escravos (Hasan e Akin), ele não só rapta Cécile para salva-la de seu noivo, como também salva a vida da escrava Malikah, que havia sido engravidada pelo filho do fazendeiro. E são bem sucedidos, levando-os para um quilombo, inicialmente.

Cécile estava sem saída, mesmo que fugitiva. Sua herança estava presa nas mãos de seu tio e de Euclides, por ela ainda não ter idade suficiente para administra-la, e também não havia nada que impedisse de ser recapturada e ser obrigada ao casamento novamente. A única saída possível apresentada pelos fatos, foi um casamento com Fernão, mesmo que de fachada, apenas para dar tempo para que o casamento com Euclides fosse cancelado e Cécile retomasse sua vida.

O que era apenas encenação, acaba se tornando um romance real em pleno cenário brasileiro. Cécile amadurece durante sua convivência com Fernão e no cenário novo que vive, e se torna corajosa e disposta a mudar seus caminhos, e proteger o homem que ama, que lhe devolveu a felicidade.

É visível durante o enredo o trabalho de pesquisa feito pela autora, que nos faz descobrir mais sobre nosso país, e sua história antes da chegada da família Imperial, apresentando os fazendeiros, bandeirantes, escravos, quilombolas como personagens dessa trama, além de descrever o cenário natural de nosso país, o que traz a veracidade do bom romance histórico.

Os personagens Fernão e Cécile também são apaixonantes: A dama que traz um pouco da rebeldia das mulheres da França, com ímpeto de responder quem quer que seja e falar em sua língua natal mesmo que mandem se calar, e forma um exército para salvar quem ama. Já Fernão, inicialmente demonstra ser um homem grosseirão, sem modos, porém com o tempo, vemos que ele é humilde, não possui um título, mas nobreza de coração, apesar de seu trabalho, e começar a amolecer conforme ama Cécile.

Também temos outros personagens que trazem verdades de reviravoltas: O filho de Euclides, Henrique, a escrava grávida Malikah, os escravos Akin e Hasan mostram a realidade o Brasil naquele momento histórico, por mais duro que seja, e nos sentimos como Cécile: confrontados por um ambiente que e só lemos em livros de História.

Mais um romance incrível que faz os olhos lacrimejarem, mas traz um enredo movimentado e desventuras a serem desbravadas em Minas Gerais. Um nacional que trabalha a História do Brasil com o carinho que merece, com uma pesquisa bem feita que costura ficção e realidade.

Precisamos de mais livros para chamar de nossos!


106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page