top of page
  • RF

O Homem da máscara de ferro

Atualizado: 1 de out. de 2021


" Parte dessa história é lenda, e isso sim é verdade. Quando os cidadãos da França destruíram a Bastilha, descobriram em seus arquivos esse misterioso registro: prisioneiro número 64389000 - o homem da máscara de ferro"

(Filme "O Homem da Máscara de Ferro", 1998)

Tema de filmes, peças e imortalizado pelo autor Alexandre Dumas em sua obra de continuação de "Os Três Mosqueteiros, intitulada "O Visconde de Bragelonne", a história de um homem aprisionado na Bastilha com uma máscara de ferro que ocultava seu rosto se tornou um mistério da França que perdura já 350 anos.

Apesar da certeza de que foi um fato real, já que registros foram encontrados pelos revolucionários durante a queda da Bastilha sobre a existência de tal homem, vãs foram as tentativas de inúmeros historiadores de descobrir a identidade verdadeira e o motivo pelo qual o rei Luís XIV o prendeu e o condenou a usar uma máscara até o fim de sua vida, em 1703. Alguns chegaram perto, mas não a uma conclusão.

Na história de Alexandre Dumas e apresentada no filme " O Homem da Máscara de Ferro" (1998), estrelado por Leonardo DiCaprio (sendo a versão mais conhecida pelo público), as suspeitas são que o prisioneiro mascarado seria o irmão gêmeo de Luís XIV. Essa suspeita realmente existiu e foi sustentada por Voltaire, que de acordo com "Questions sur l'Encyclopédie de Voltaire", ele era um irmão ilegítimo do rei, e usava a máscara desde 1661. Outras especulações eram que talvez fosse um filho bastardo de Luís XIV, ou um membro da família rebelado contra seu governo (como vemos no musical francês "Le Roi Soleil"), ou um nobre inglês. Nenhuma delas não foi comprovada como a verdadeira explicação.

A história que muitos historiadores consideram a mais próxima da verdade é de Eustache Dauger, um prisioneiro que possui seus relatos mais antigos de todas as versões, datados de 1669. Um pedido de transferência para a prisão de Pignerol por parte do marquês de Louvo, o torna o candidato mais propenso a ter usado a máscara de ferro, e não com a frequência alegada nos romances e dramaturgias, mas ocasionalmente, e que tal objeto não era de ferro. O motivo de sua prisão? Que ele fosse um valete do tesoureiro do cardeal Mazarin, mas sem maiores comprovações ou para manter sua boca fechada de possíveis provas de corrupção contra o cardeal, fico preso por mais de 30 anos sob forte vigilância e sob ameaça de que, caso revelasse sua identidade, seria morto.

A última versão é considerada a verídica, outros preferem ainda suspeitar que existe algo mais na história do homem da máscara de ferro, e que sua identidade e culpa não era tão pequena para o obrigarem a esconder o rosto dessa maneira.

De qualquer forma a verdade e a ficção se juntaram ao redor dessa história histórica que inspirou e atiçou a curiosidade dos homens que tiveram contato com esse mistério.

Fonte:https://www.thevintagenews.com/2018/02/18/man-in-the-iron-mask/


1.126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page