top of page
  • RF

Direita e Esquerda, e centro

Nos dias de hoje, ser de direita e de esquerda dá muita briga em vários países, inclusive no Brasil. Mas vocês sabem de onde vem esses conceitos? É mais uma coisa criada pelos franceses, e lá na Revolução Francesa.


Essa divisão começou na convocação Assémbleia dos Estados Gerais em 9 de julho de 1789. A nobreza e o clero se recusavam a misturar-se com a burguesia e o povo, que clamavam por seus direitos. Então, à direita da sala, se posicionaram o 1º (clero) e 2º (nobreza) estados, e à esquerda ficaram os representantes do 3º (povo) estado.


Mas essa divisão perdurou além após a Revolução Francesa, durante as reuniões da Assembleia estabelecida pelos revolucionários, as ideias de cada líder também os separou em dois grupos: Girondinos e Jacobinos (já citados aqui https://bit.ly/34jRnHh). Os Girondinos, deputados originários da região de Gironda, no sudeste da França, possuíam opiniões mais moderadas a respeito do que deveria ser feito quanto ao rei e sua família, sugerindo um monarquia parlamentarista, ou o exílio dos membros reais. O grupo se sentava a direita da bancada).

Já os jacobinos (também conhecidos como montanheses, por ocuparem as cadeiras mais ao topo da bancada em que se sentavam) ocupavam o lado esquerdo da bancada. Suas opiniões eram radicais, e seu líder era Robespierre, que ressaltava a necessidade de condenar o rei a morte para então a França seguir em frente.


Essa história sabemos como termina, pois o rei foi guilhotinado, e os girondinos e jacobinos também, após um período de Terror de Robespierre.


A divisória retornou após a restauração da monarquia em 1814 e 1830, com uma visibilidade maior quanto aos conceitos, só que agora a direita eram os monarquistas a favor dos Bourbons, e a esquerda eram os liberalistas a favor dos direitos trabalhistas e a revolução industrial. Aqui temos o surgimento dos constitucionalistas e independentes.


Atualmente na França, assim como muitos países do mundo, não possui mais uma divisão clara destes conceitos, apesar deles ainda existirem. Além da esquerda e direita, temos os liberais e radicais, e o centro também, que não se diz nenhum e nem outro.


E ai, de que lado você está?


Algumas fontes:

Direita e esqueda na Política (Canal França Mon Amour) - https://www.youtube.com/watch?v=Dluio-zIfLY

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page