top of page
  • RF

La Baguette

Atualizado: 1 de out. de 2021


Como você imagina um francês?

De bigode? Com uma boina? E com uma BAGUETE embaixo do braço?

Não tem nada mais francês que a (longa) baguete!!! Nem mesmo o pão francês aqui no Brasil é mais francês!! Mas qual é a história desse pão, que virou símbolo nacional da França?

Acreditem, a baguete é o Pain Égalité! E nada mais justo, já que sua história começa lá, na Revolução de 1789...

Lembram que mulheres invadiram Versalhes reivindicando o preço do pão? Pois é, nem todo mundo estava tendo acesso a um alimento tão básico por conta do preço exorbitante, resultado de sua escassez no país. Apenas os mais ricos poderiam saborear um pãozinho!

Mas depois da Revolução Francesa, essa história mudou. Em uma tentativa de reerguer o consumo panificador dos franceses, surgiu uma opção de pão que todos pudessem ter acesso pelo mesmo preço, de forma igual, e logo a baguete recebeu o nome de Pain Égalité (pão igualitário).

Mas por que tão grande?

Ah, essa já é outra história. E a culpa é de Napoleão Bonaparte e suas guerras!

O imperador francês ordenou aos padeiros da época que fizessem um pão de fácil transporte pelos soldados preso em suas pernas!

E depois seu sobrinho, Napoleão III,em 1856, regularizou o tamanho padrão da baguete, que deveria ter 40 cm e 300 gramas, além de também padronizar os ingredientes e a receita de preparo. Foi feito um decreto para estabelecer as especificações da baguete para que ela pudesse ser chamada de francesa.

E a história acaba ai?

Não! A baguete ainda enfrentou a Segunda Guerra Mundial.

E depois de tamanha batalha, a baguete ganhou mais alguns centímetros, passando agora a medir 80 cm e ter 250 gramas.

A parte boa é que, além de você poder ir em qualquer padaria na França e encontrar baguetes do mesmo tamanho e mesmo sabor, tudo certinho, você não paga a mais, pois depois de 1980, o tão tradicional pão tem um preço fixo!

E baguete é vida na França!

A baguete é responsável por 80% do pão vendido na França! E pudera, já que os franceses consumam 10 bilhões de baguetes por ano! Ela é obrigatória na mesa dos franceses nas três refeições diárias, finalizando cada uma delas, acompanhada de um queijo favorito do consumidor.

E todo ano acontece o "Grand Prix de la Baguette", onde o presidente nomeia um padeiro que se prove especialista na arte de preparar e assar a baguete para fornecer oficialmente o pão para o chefe de Estado Francês.

Mas aqui entre nós, por mais francesa que seja a baguete, esse pão conquistou o coração de muitos ao redor do mundo, né?


109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page