top of page
  • RF

O Enigma do Colar

Atualizado: 1 de out. de 2021


FICHA TÉCNICA:

O ENIGMA DO COLAR

Nacionalidade: EUA

Direção: Charles Shyer

Gênero: Drama Histórico

Lançamento: 2001

Elenco: Hilary Swank, Jonathan Pryce, Simon Baker

Já tratamos sobre o caso do colar de diamantes aqui no blog, e para quem quiser ler mais sobre: http://www.arosaeoflorete.com/single-post/2017/03/26/O-caso-do-colar-de-diamantes.

Filmes sobre Maria Antonieta encontraremos aos montes! Teremos aqueles que relatam a vida da personagem, ou aqueles que a inserem no contexto para falar da história da Revolução Francesa, e temos os clássicos que marcaram época. De qualquer forma todos a representam como a amada ou odiada rainha da França, a personagem em que os holofotes buscam. Entretanto, existe uma história em que outra mulher rouba a cena e passa a perna em sua majestade. E ainda hoje, esse é um caso curioso na história da França.

O cinema fez o favor de adaptar esse complexo enigma para as telas e nos explicar melhor essa história que podemos colocar duas figuras principais: O colar de diamantes e Jeanne de la Motte, Condessa de Valois. E a produção foi impecável.

O filme conta mais do que o crime de Jeanne, e nos mostra a história dessa figura histórica, sua vida antes de um titulo nobre ao ser adotada, pois sua família verdadeira não possuía nem dinheiro e muito menos nobreza. Entretanto, sempre ambiciosa, busca seu espaço na sociedade francesa, e para isso, terá que lidar com intrigas e desonestidade nesse mundo da corte. E para isso, irá contar com seu marido, tão ganancioso quanto ela, e um amante.

O roteiro trabalha bem os personagens, que aliás é um trabalho a se considerar, já que são muitos, e históricos, o que apresenta uma complexidade na tarefa em saber colocar o perfil de cada um. Além disso, desenvolve bem as tramas do escandaloso caso do colar de diamantes (o objeto foco de tudo) e como este se relaciona com o queda de Maria Antonieta, além do anuncio da futura revolução. E recebemos uma amostra da realidade da corte francesa entre os salões de bailes suntuosos.

Para conhecer uma mulher que foi capaz de provocar a família real francesa com um plano bem elaborado, esse filme é um drama histórico que vale a pena assistir.


188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page