(Livre)ando - Paris sobre Trilhos

Título: Paris sobre Trilhos - Viajando de trem pela história da França
Autor: Ina Caro
Editora: Leya
Classificação indicativa: livre
Gênero: Viagens e Turismo

 

 "Minha ideia era viajar de trem pela história da França, fazendo viagens de um dia por trem ou metrô, a partir do centro de Paris."

 

 

Foi pela curiosidade e saudades dos trens aqui do meu país, que comprei esse livro. Eu queria muito saber sobre como as cidades européias utilizam esse meio de transporte, e curiosamente, Paris. E claro, que mesmo estações de trem carregam histórias...

 

Esse é um livro para quem quer conhecer mais da história da França de uma forma bem... diferente: a partir de estações de trem e metrô. Como assim? A autora, Ina Caro, conta sua experiência ao viajar para Paris, porém ela dividiu os capítulos do seu livro de acordo pelas estações de trem e metrô que ela utilizou para chegar ao locais históricos.

 

O livro começa pela história medieval (linha 13 para a Basilique de Saint- Denis), falando sobre os monarcas franceses e a arquitetura medieval, e continua, passando pelos lugares e falando, não só de sua história, mas também alguns personagens importantes que passaram ou tiveram algum acontecimento por lá, como em Rouen e Joana D'arc. E ao final, é contado como Napoleão III fez mudanças importantes na arquitetura da cidade.

 

Com algumas ilustrações entre um capítulo e outro, também demonstra as estações e os lugares que são visitados, aliás, nas primeiras páginas, tem um mapa relacionando ambas as informações, sendo interativa a assimilação. Além disso também, é uma aula de história de arquitetura, de cada período e de cada rei ou imperador.

 

É especialmente interessante para brasileiros, porque não temos uma vasta linha de trem, como na Europa, então uma história ligada a esse transporte para realizar uma viagem, é uma leitura diferente. E com certeza, pode ser um excelente guia para quem pretende fazer uma viagem histórica, e não faz ideia quais linhas de metrô e trem pegar para conhecer os lugares mais importantes.

 

E sobre a revolução francesa, que claro, não poderia faltar, o roteiro se estende de Paris, até Versalhes, já que abrange os ocorridos no palácio e os escândalos de Maria Antonieta, finalizando com as prisões e mortes da guilhotina, e nos preparando para Napoleão (o primeiro).

 

Com uma linguagem única, Ina Caro traz uma visão bem diferente de Paris, e também de sua influência no restante da França, e claro, a importância e facilidade dos trens e metrôs para a cidade Luz.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Categorias

Please reload

Útimos posts

Please reload

Arquivo

Please reload