Personnalités #6 - Saint-Just, o arcanjo da revolução

"Foi responsável pelas inúmeras sentenças de morte que assinou, enviando muitas pessoas para a guilhotina e, por isso, deram-lhe o apelido de Arcanjo do Terror."

Arcanjo da Revolução - A rosa e o florete

 

 

Louis Antoine Léon de Saint-Just, nasceu 25 de agosto de 1767,em Decize, uma pequena comuna francesa, e desde jovem já possuía aspirações para literato, pensador e político.

 

Estudou em Soissons, em um colégio para oradores. Em setembro de 1787, aos vinte anos, escreve e publica a peça de teatro "Arlequin-Diogéne", com estilo cínico e crítico a monarquia, o que começa a revelar seu caráter revolucionário, e o afirma quando publica "L'Esprit de la Révolution er de la Constituition", em 1791. Saint-Just possuía um caráter exaltado combinado com sua juventude presente em sua oratória, porém um coração racional e frio, foi descrito por Bertrand Barère de Vieuzac como tendo uma mente de fogo e um coração de gelo.

 

Não é a toa que se aproxima de Robespierre e se torna seu pupilo. Entretanto o rapaz possuía pouca idade para participar do clube de oradores da Assembleia Legislativa. Mas quando discursou contra o rei Luís XVI em 1792, chamando-o de rebelde e usurpador, e que não se pode reinar inocentemente, conseguiu sua vitória, mostrando que não era apenas um rosto bonito e jovem (o que de fato era), mas um revolucionário convicto e capaz de ser um homem político como os demais. Depois desse triunfo, se torna o caçula na Convenção e principal orador desta, com uma retórica impecável baseada em Rousseau e rigoroso contra os ditos inimigos da revolução.

 

Logo ganha espaço, se tornando a voz dos jacobinos e no Comitê de Salvação Pública, sendo responsável pela queda dos girondinos e dantonistas. Além disso, ganhou papel de destaque ao assinar as sentenças de morte na guilhotina, o que lhe deu o apelido de Arcanjo do Terror. Junto com Robespierre e Counthon, formavam o triunvirat mais temido durante a Revolução Francesa.

 

Porém do mesmo modo que obteve uma ascensão com pouca idade, o fim também lhe veio ainda quando jovem.

 

8 Thermidor no calendário revolucionário (27 de julho) o grupo revolucionário de Robespierre é preso pela guarda nacional, fiel a Convenção, e levado para reconhecimento, sem direito a julgamento.

 

Todos os partidários de Robespierre são guilhotinados na tarde seguinte, inclusive Saint-Just, que morre aos 27 anos.

 

 

Please reload

Categorias

Please reload

Útimos posts

Please reload

Arquivo

Please reload