A leitora Gislene Costa, também ex-presidente da Academia de Letras dos Estudantes do Mackenzie, nos enviou uma resenha maravilhosa sobre sua experiência durante a leitura do livro "A Rosa e o Florete"!!! E claro, precisávamos compartilhar esse testemunho especial!!!
Confiram!!!
O romance histórico retrata a história da personagem Guilhermina D ́Anjour, fruto do relacionamento entre o pai francês e a mãe austríaca, desde a sua infância até a velhice, tendo como pano de fundo a Revolução Francesa. A primeira parte da obra é narrada em ritmo que leva o leitor a mergulhar nas aventuras de Mirna, desde os treinamentos no florete com seu pai, passando pela sua atuação como comandante da guarda real francesa, cargo que conseguiu de maneira emocionante. A personagem, devido a suas origens, se divide entre o seu papel como militar e seu título de condessa, sendo evidente ao leitor que seu coração é sempre pendente ao primeiro. Após sua atuação brilhante no comando da guarda, mas insatisfeita com as atitudes da monarquia, Mirna sofre um duro golpe e deixa a guarda real, florescendo ainda mais seu lado rebelde. Após esse momento, há uma quebra de ritmo na história, com o enlace de Mirna com seu companheiro de guarda real Richard. Certamente o romance ficaria mais atrativo se houvesse um triângulo amoroso entre eles e Albert (membro da corte austríaca), o primeiro a cortejar Mirna. Seria bem interessante vê-la balançada entre os dois pretendentes, gerando mais um ponto de conflito na história. No entanto, a autora se mostrou ousada ao optar pela morte de dois personagens muito caros à Mirna: seu marido Richard, certamente para demonstrar aspectos históricos da revolução; bem como seu filho Raoul, que herdou a rebeldia da mãe, mas ao contrário dela, lutava com propósitos bem diferentes, status e orgulho, e não por uma causa. Assim, entre altos e baixos, o romance cumpre o seu papel em mostrar um panorama geral do período histórico, utilizando de uma trama fictícia envolvente. Certamente, daria um ótimo roteiro cinematográfico.
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