• RF

(Livre)ando - Innocent

Título: Innocent (Inosan)

Autor: Shinichi Sakamoto

Editora: Panini (Brasi)

Classificação indicativa: +18 anos

Gênero: Seinen

9 volumes no Brasil


Baseado no livro "O Carrasco Sanson" de Masakatsu Adachi, o mangaka adaptou a obra, entregando um mangá histórico que passa da Revolução Francesa, "Innocent" explora a história da família de carrascos francesa Sanson, e mais especificamente do personagem Charles-Henri Sanson, o herdeiro do trabalho que é passado de geração em geração: matar. E Charles realmente o faz, sendo responsável por mais de 3 mil mortes, inclusive de Luís XVI na guilhotina pós Revolução.


A função de carrasco na França dava prestígio, segurança e também despertava medo na sociedade da época. Tocar em um carrasco poderia trazer mal presságio ao ousado. Porém, quem executava pessoas recebia ordens diretas do rei, então também era escolhido pessoalmente por este, o que tornava a função muito relevante.


A narrativa então acompanha o jovem Sanson eu sua missão de carrasco, juntamente com a contradição do mandamento "Não matarás", tentativa de defesa de condenados e o desejo de uma vida amorosa incondizente com a morte que ronda. Além disso, também temos a irmã de Henri, Marie, que igualmente é marcada em seu destino pelos afazeres da família. É a descoberta do que são e o que querem ser, e como entrarão em um marco histórico.

Os traços são primorosos, mas é importante dizer que o motivo deste mangá ser para maiores de 18 anos é o peso da história, permeada de assassinatos, torturas, decaptação e dor. Não foge da parte sangrenta do momento histórico, assim como o personagem Henri não pode fugir de seu destino.


O mangá é para estômagos fortes, e para quem não se preocupa com as viceras da história sendo relatada como de fato eram. Apesar de ficção, há uma boa parcela de realidade na obra. Foi publicado no Brasil pela Panini, em 9 volumes (o mangaka ainda criou um 10º, "Innocent Rouge", como um bônus, mas não foi publicado aqui), e pode ser encontrado no site oficial da editora ou em livrarias.



2 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
0