top of page

Destino Adiado

Atualizado: 1 de out. de 2021

Título: Destino Adiado

Autor: Jean-Pierre Gibrat

Editora: Pipoca & Nanquim

Classificação indicativa: adulto

Gênero: História em Quadrinhos


A editora Pipoca & Nanquim traz uma história maravilhosa do quadrinista Jean-Pierre Gibrat. O quadrinista nascido na França pós-guerra, é reconhecido no universo de bandas desenhadas francesas, e produz histórias e ilustrações sobre diversos temas, desde os mais simples, aos mais polêmicos, com personagens femininas com uma beleza atrativa em destaque.


No caso desta obra, vemos o fascínio do quadrinista pela Segunda Guerra Mundial, e a França tomada no período. Neste enredo, temos dois personagens principais:


Julien, um jovem que fugiu da convocação da guerra, e fugiu da morte, já que saltou do trem que explodiu durante a viagem. Ele é dado como morto, o que ajuda sua fuga. Porém, precisa se esconder para não ser entregue às autoridades e acusado de traição por não servir em batalha.


Ele se esconde em uma casa de um antigo professor, que foi preso sob acusação de comunismo, e torna esse lugar seu esconderijo, com vista privilegiada de toda a cidade em que vivia. Uma das suas vistas preferidas é de Cecíle, a mulher por quem ele é apaixonado.


Cecíle é uma mulher que apenas observa a guerra passar, e os impactos dela em sua vida, como por exemplo a perda de seu avô pelos soldados alemães e seu primo que é um agente da milícia, além das ações da resistência em sua pequena cidade. Nenhum dos dois, Cecíle ou Julien, se importam com a política, mas desejam o fim da guerra.


O traço de Gibrat é muito bonito, mas as figuras femininas possuem um apelo sexual, apesar de nesta história especificamente, isto ser tão evidente a ponto de se tornar um empecilho para leitoras.


É recomendado para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da França e acrescentar mais um autor francófono a sua lista de História em Quadrinhos.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page