• RF

Cidade de Gelo

FICHA TÉCNICA:

CIDADE DE GELO - Silver Skates

Nacionalidade: Rússia

Direção: Michael Lockshin

Gênero: Drama histórico

Lançamento: 2020

Elenco: Sonya Priss, Yuriy Borisov, Fedor Fedotov, Kirill Zaytsev


É muito difícil ainda saírmos do circuito cinematográfico dos Estados Unidos, e quando ousamos um pouco mais, vamos para as produções européias; mas eu pergunto: já assistiu algum filme do leste europeu? Mais especificamente, da Rússia? Pois é com essa pergunta que quero convidá-los a conferir uma produção deslumbrante, entre a história e a mágica de um país que na maior parte do ano fica submisso ao frio.


A história, inspirada no livro "Patins de Prata", se passa no inverno de 1900 em São Petersburgo, onde alguns conflitos sociais já começam a aparecer na sociedade russa. Temos Matvey, um jovem pobre que luta para sustentar a vida simples que leva com seu pai doente. Inicialmente trabalha como entregador patinador, sendo considerado um dos mais agéis. Porém, um problema em uma das entregas o deixa desempregado. É nesse momento que ele conhece Alexey, um jovem líder de uma pequena gangue de ladrões patinadores, que rapidamente e discretamente roubam dos ricos no mercado acima do gelo do rio Neva.


Por outro lado, temos a jovem Alissa, filha de uma família rica e nobre, porém, mesmo com o luxo que vive, seu desejo é poder estudar na universidade de química (na época inacessível às mulheres, a não ser que um homem responsável - marido ou pai - autorizassem), mas não tem aprovação familiar. Além disso, também está encrencada com uma promessa de casamento arranjado com o jovem militar Arkadi.


E então uma noite, enquanto Matvey tentava roubar a casa de Alissa, a conhece, e suas vidas de cruzam. Pode parecer uma história clichê de amor entre a menina rica e o menino pobre, mas a história aborda muito mais que isso. Além de trazer um pouco da história russa e a mudança de pensamento de classes no país antes da Revolução em 1917, também podemos notar a abordagem do sufrágio feminino e o desejo da mulher também conquistar seu espaço na educação.


Enquanto Matvey tenta apenas se sustentar, acaba lucrando com os roubos junto de Alexey, e acaba tendo que lidar com um confronto entre os princípios ensinados por seu pai e a ideologia que Alexey o ensina. Afinal, o crime vale a pena?

Alissa também enfrenta sua família, tanto pelo desejo desesperado de estudar em uma universidade, quanto ao seu coração apaixonado por Matvey e o universo livre que ele apresenta a ela, fora dos palácios pelas ruas de São Petersburgo.

O auge do filme é quando ambos irão escolher seguir um caminho, juntos, não importando os obstáculos.


Além disso, a fotografia do filme e impecável e encantadora, entre o gelo e o brilho das catedrais e o aço dos patins. Cenas dignas dos contos de fadas russos maravilhosos, com direito a bailes e fugas na neve! E se você acha que não é o suficiente, é que daria muito trabalho caçar na internet, atenção: o filme foi a primeira produção russa a receber o selo Netflix. Ou seja, você pode assistir o filme na plataforma Netflix! Não tem mais desculpa.


Tenha certeza que essa narrativa vai te conquistar além de te ensinar não apenas sobre a qualidade cinematográfica do cinema russo, como também de forma única sobre a história do país.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Eiffel