top of page
  • RF

A Garota de Papel

Título: A Garota de Papel

Autor: Guillaume Musso

Editora: Verus

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Ficção

"Por outro lado, o mundo imaginário é o da ficção e do devaneio. Ele reflete a subjetividade de cada leitor."


O autor Guillaume Musso mostra em alguns dos seus livros a realidade dos autores, com suas crises e problemas pessoais e existenciais, que afligem diretamente em sua escrita, ou a pausa dela. Assim foi com o livro já comentado aqui "A Vida Secreta dos Escritores". Porém neste aqui, a ficção se mistura ainda mais com a vida do escritor Tom Boyd.


Tom Boyd é um autor de ficção comercial - aqueles extremamente vendáveis, com assuntos onde as leitoras se reconhecem nos personagens românticos -, que consiste em uma trilogia ainda não finalizada. O motivo de não ter terminado o último livro é sua própria vida amorosa.


Após terminar o relacionamento com a musicista Aurore, que ele chegou inclusive a pedir em casamento, Tom entra em uma profunda depressão e problemas com bebida alcóolica, afirmando para todos, inclusive para seu amigo e agente, que não terminaria sua trilogia. Porém a continuação é muito esperada pelos leitores e também pelo seu agente Milo, que criou dívidas enormes e impagáveis se não obterem as vendas do terceiro livro.


Mesmo com essa falência decretada, Tom não se motiva em escrever. Então com uma impressão errada da gráfica de um dos exemplares do primeiro livro da trilogia, uma de suas personagens sai das páginas para ajudar o autor a continua sua história, em uma aventura inimaginável em ir resgatar seu amor perdido. Porém, o amor se mostra uma mistura entre realidade e ficção, e um resgate ao personagem pelo seu criador.


O livro é bem interessante, e como de costume, o estilo do autor prende seu leitores, enquanto vêem Tom e a personagem Billie viajando para resgatar o relacionamento do autor, ao mesmo tempo que o livro defeituoso desaparece ao redor do mundo, e precisa ser recuperado para salvar Billie de desaparecer.


Acompanhando essa angustiante jornada, o leitor deseja esse relacionamento entre personagem e autor, e acredita fielmente que essa paixão é impossível. Afinal ficção e realidade não podem se juntar. Será?

O final com certeza irá surpreender os leitores sobre esse assunto.

Uma obra super recomendada para quem sempre desejou que seu personagem favorito pulasse das páginas para o mundo real.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page