• RF

(Livre)ando - Negociar - A Mais Útil das Artes


Título: Negociar - A Mais Útil das Artes

Autor: François de Callières

Editora: Edições de Janeiro

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Negociação e Diplomacia

"Tendo Deus feito os homens nascerem com talentos diferentes, um dos conselhos mais úteis que lhes possam ser dados é o de consultarem a si mesmos antes de escolher a profissão e os empregos aos quais se destinam."

O livro que trazemos hoje não é para entretenimento, mas treino dos cérebros interessados em saber como redigir um negócio com diplomacia, não apenas na área de relações internacionais, mas também para de administração de empresas.

Escrito há 300 anos atrás pelo secretário de gabinete do rei Luís XIV, François Callières, a obra traz, além de um panorama de como os diplomatas franceses eram escolhidos na corte e como eram instruídos para trazerem bons frutos ao governante, argumentos que ainda são atuais, e diversas formas de enxergar diferentes questões de negociação que podem ser aplicadas em situações diferentes.

O autor, vendo os problemas dos diplomatas do rei em evitar guerras, resolve criar um manual de instruções para profissionalização da área, e assim, através da diplomacia, evitar gastos superfluos com exércitos e batalhas, e construir relações de paz vindouras, de forma que todos saem ganhando em seus interesses. Parece uma ideia improvável, mas com jogos de equilíbrio, e medidas do que deve ser falado e reservado, como uma carta na manga, é possível atingir um objetivo em um terreno desconhecido.

É um livro útil tanto para quem visa a carreira de diplomata, relações internacionais ou direito internacional, quanto quem quer ser um bom empresário, analista de mercado ou administrador em um negócio, a fim de lidar com a concorrência e seus clientes, traçando estratégias para driblar um e alcançar o outro.

A edição relançada no Brasil em 2019 traz um trabalho digno da obra, com capítulos separados tematicamente, divisórias dos mesmos, brochura, marcador de página embutido, e atualiza as situações apresentadas para os dias de hoje com notas avulsas durante a leitura.

Um livro para melhorar profissionais que querem ir além do que lhes é pedido, e aprender a negociar em qualquer situação, como um artista.


3 visualizações0 comentário
0