• RF

Vous Saviez? - Le Ratatouille


O prato ficou conhecido por causa do desenho da Disney em que o ratinho Rémy prova que qualquer um pode cozinhar em um restaurante cinco estrelas de Paris através do preparo do Ratatouille para o grande crítico Anthon Ego. Talvez tenha feito algumas crianças quererem provar legumes depois de assistirem a animação, mas será que os adultos sabem a história ou o preparo da comida?

O Ratatouille significa ensopado mexido (rata= ensopado e Touiller = mexer), em termo do seu local de origem, a Provença, e era um prato mais camponês do que servido em mesas nobres. a forma clássica de preparo consiste em cozinhar separadamente os legumes (berinjela e tomate são obrigatórios), e ao final os unir e temperar com sal e ervas (tomilho, orégano, coentro e funcho), além de regar com vinho branco ou tinto.

Atualmente, o prato é feito de forma mais robusta, ganhando acréscimos como tomate, pimentão e abobrinha na receita, com molho de tomate e azeite para regar posteriormente ao cozimento. Também existem adaptações de cada família, e depois do filme a Disney, cada um faz como bem entende para parecer com o que aparece na animação.

O prato é um guisado que pode ser servido quente durante o outono e inverno, e no verão, os franceses preferem comê-lo frio. Também não obrigatório que seja servido com outros acompanhamentos, podendo ser comido somente ele como prato principal. (Opinião da nossa autora: Ratatouille é melhor quente).

Não achamos uma receita padrão do Ratatouille, mas, de acordo com o que a autora já provou, resolvemos montar uma:

Ratatouille para 4 pessoas

Você vai precisar de:

1 berinjela grnade

2 abobrinhas

3 tomates

2 cebolas

um fio de azeite

temperos a gosto (tomilho, sal, pimenta...)

modo de preparo:

1- lave e corte os legumes e rodelas. Refogue um pouco no aceite por 5 minutos cada um dos legumes separadamente;

2- Ince as cebolas e corte os tomates lavados em fatias e os coloque posteriormente junto da cebola por cinco minutos no forno holandês;

3- Retorne os legumes para a panela. Misture-os em fogo alto por cinco minutos;

4- Sirva quente ou frio.

Um Ratatouille abrasileirado da nossa autora.


5 visualizações
0