top of page
  • RF

Sabre

Atualizado: 1 de out. de 2021


"(...) estava feliz, principalmente quando retornava para casa montado em seu cavalo trajado com o belo uniforme, um chapéu de pele de urso na cabeça e um sabre preso na cintura, típico da cavalaria, o que, de certa forma, deixou a mãe magoada pelo abandono do florete

pelos oficiais."

A esgrima, como sabemos, é um esporte de combate de lâminas. A arte desse combate já é bem antiga, desde que a humanidade criou espadas, mas somente ganhou um maior requinte lá pelo século XVI até o XVII, onde ser um hábil espadachim era mais do que se defender em batalhas, mas um título de respeito e popularidade.

São o sabre e o florete são lâminas diferentes, mas ainda assim se confundem...

O sabre possui uma participação no livro "A Rosa e o Florete" durante o período Napoleônico. Apesar de não ter destaque, o sabre é o primo famoso do florete, pelo seu uso constante na esgrima, já que ambos se derivaram da rapieira nas escolas italianas e possuem o mesmo peso (500g), entretanto o sabre é a lâmina (88cm) mais curta das três modalidades da esgrima (Espada, florete e sabre), além de ser levemente curvada na ponta. O sabre exige habilidade, equilíbrio e agilidade por parte do esgrimista, que já deve possuir alguma habilidade, e além disso, é uma lâmina leve e feita tanto para campo de batalha quanto duelos, de qualquer forma causando ferimentos de forma eficiente.

O uso do sabre em combate se popularizou durante as guerras napoleônicas (como é apresentado no livro), e era associado a cavalaria de Napoleão, que utilizava o sabre com mais facilidade quando montados. Posteriormente, seu uso também se disseminou nas infantarias, porém com um modelo menos curvo. O sabre é mais acessível que o florete e a espada, e por ter sido muito usado, podemos encontrar modelos mais antigos em museus e em lojas de antiguidade mais facilmente.

Apesar de começar a ser esquecido após o século XX, quando as armas se tornaram essenciais em batalha, ainda é peça obrigatória em uniformes e cerimoniais militares, já que sempre estiveram relacionadas aos exércitos. Além disso, é uma das modalidades mais populares nas olimpíadas.

O sabre é uma lâmina que, pelo decorrer de sua função na história, adquiriu certo respeito e admiração, e nunca foi esquecido.


486 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page