top of page
  • RF

Pâques en France!!!

Atualizado: 1 de out. de 2021


Quem não curte a Páscoa? Todo mundo, inclusive os franceses!! Então para comemorar a data, nesse post trazemos algumas curiosidades de como é comemorada a Páscoa lá na França, que tem algumas diferenças do Brasil...

1- A sexta feira Santa não é feriado na maior parte da França, exceto em territórios pertencentes à República Francesa (antigas colônias francesas).

2- O feriado oficial de Páscoa é na segunda feira pós o domingo da ressurreição de Cristo, representando um novo dia que promete paz e alegria. Porém é valido dizer que tal decisão partiu de Napoleão, que decretou que apenas a segunda feira seria feriado.

3- Quem mora na região da Alsásia ganha um bônus, pois se encaixa em ambos os itens anteriores, tendo segunda e sexta de feriado, totalizando 4 dias de folga (ai vimos vantagem!).

4- No domingo de Páscoa acontece a famosa caça aos ovos, onde as crianças saem por parques para caçar pequenos ovos de galinha decorados de forma colorida. A brincadeira já é uma tradição, que se originou na idade média quando os cristãos não comiam ovos por 40 dias antes da Páscoa, e por isso os decoravam e ofereciam como presentes para comemorar a fim da privação alimentar.

5- Estranho, porém... em algumas regiões da França, é dito que os sinos são os responsáveis por trazerem os ovos de Páscoa. Diz a história que por uma semana os sinos tocaram, porém no domingo os sinos desapareceram, partindo para Roma, e quando retornaram na segunda feira, trouxeram ovos coloridos para as crianças.

6- No leste da França, a tradição da data vai além! As casas são decoradas de forma temática, e se fabricam buquês de Páscoa. E como se não bastasse, as árvores são decoradas com ovos cozidos pintados que são pendurados nos galhos.

7- Na França o prato principal de Páscoa é o carneiro combinado com legumes da época primaveril. Porém, dependo da região, o prato principal é a galinha ou o coelho. Porém o costume dos ovos de Páscoa é o mesmo em qualquer lugar!

8- Continuando no território da comida, outra tradição da Alsácia são biscoitos me formato de cordeiro, herança alemã, que é conhecido como Osterlammele ou Lamala.

9 - O símbolo pascal francês não é o coelho, mas sim o peixe, conhecido como le poisson d'avril. O motivo do nome é deveras engraçado e relacionado ao primeiro dia de abril: Em 1564, o rei Carlos IX declarou que o ano começaria no primeiro dia de janeiro, e não na ultima semana de março, como era costume. Alguns desenformados entretanto continuaram a comemorar o ano novo no primeiro dia de abril. Para brincar então com esses retardatários, lhe eram oferecidos presentes falsos, que em sua maioria, eram peixes falsos. A historia rendeu 3 coisas: 1º o peixe como símbolo de Páscoa pela época de festividade, 2º o dia da mentira, 3º uma brincadeira infantil em que se prega o peixe falso nas costas do amigo e, quando descoberto, a vitima fica conhecida como le poisson d'avril.

CHOCOLATE em PARIS:

A tradição dos ovos de chocolate ou de consumir qualquer chocolate é uma regra mundial, e quem estiver na França pode conferir alguns lugares para procurar doces ovos de chocolate. Ai vão os nomes de algumas chocolatieries típicas:

- Jean-Paul-Hévin

- Jacques Génin

- Joséphine Vannier

- François Pralus

- Philippe Pascoët

- Christina Constant

- Richart

- Jean-Charles Rochoux

- Christophe Roussel Chocolate Bar

- Debauve and Gallais

- Patrice Chapon

- La maison du Chocolat

- La Mère de Famille

- Boissier

BÔNUS: Uma chocolateira que nossa autora visitou em Paris e que deu água na boca é a Jeff de Bruges, que produz deliciosos chocolates e dragées, e possui mais de 20 lojas em Paris, sendo uma delas em Montmartre, na rua Lepic.

E ai, ficou com água na boca? Como sua família comemora a Páscoa? Curtiriam passar a data na França?


586 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page