top of page
  • RF

La Jeunesse d'une reine

Atualizado: 1 de out. de 2021


Título: Marie Antoinette - La jeunesse d'une reine

Autor: Fuyumi Soryo

Editora: Glénat - Chateau de Versailles

Classificação indicativa: livre

Gênero: Romance (Shoujo)

(idioma francês)

O mangá sobre a juventude de Maria Antonieta foi uma das aquisições mais necessárias para nossa autora, quando esteve em Paris. Infelizmente é um material que só se pode encontrar nas livrarias da França.

Com traços belíssimos das paisagens de Versalhes e detalhes delicados, a história da juventude de Maria Antonieta como delfina da França é contada, desde quando saiu aos 14 anos de Schönbrunn, na Áustria, deixando para trás sua família e infância, até cruzar a fronteira e se casar com o jovem príncipe Luís XVI.

A narrativa se limita a conta sobre o casamento e as primeiras impressões que Maria Antonieta e Luís XVI tiveram um do outro, enquanto apenas herdeiros do trono. Um casamento arranjado e o começo de um relacionamento necessário. Mas como todo mangá do gênero Shoujo, a relação dos dois é romantizada.

Apesar de, ao final do mangá, serem apresentadas as fontes bibliográficas que deram embasamento ao material (e quem somos nós para discutir com o palácio de Versalhes), o relacionamento de Maria Antonieta com Luís foi conturbado durante os anos, e a falta da presença do amante da rainha na história demonstra como o amor verdadeiro foi exaltado nessa história.

O mangá possuí uma produção impecável, com boas referências bibliográficas para os interessados no assunto pesquisarem mais, fotos reais de Versalhes e de quadros dos personagens históricos, e trazem em uma linguagem mais fácil a vida da rainha mais famosa do país. Seria interessante uma continuação, que talvez, poderia trazer a veracidade da dificuldade desse casamento real.

De qualquer forma, para quem for à Paris, é uma excelente indicação de item raro para se adquirir na cidade. A produção é de 2016, e já é um pouco complicado ter vários exemplares nas lojas. No palácio de Versalhes, pode-se encontrar uma livraria, e é uma opção para adquiri-lo. Senão, na Fnac também é uma opção garantida.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page