top of page
  • RF

Paris sobre Trilhos

Atualizado: 1 de out. de 2021


Título: Paris sobre Trilhos - Viajando de trem pela história da França Autor: Ina Caro Editora: Leya Classificação indicativa: livre Gênero: Viagens e Turismo

"Minha ideia era viajar de trem pela história da França, fazendo viagens de um dia por trem ou metrô, a partir do centro de Paris."

Foi pela curiosidade e saudades dos trens aqui do meu país, que comprei esse livro. Eu queria muito saber sobre como as cidades européias utilizam esse meio de transporte, e curiosamente, Paris. E claro, que mesmo estações de trem carregam histórias...

Esse é um livro para quem quer conhecer mais da história da França de uma forma bem... diferente: a partir de estações de trem e metrô. Como assim? A autora, Ina Caro, conta sua experiência ao viajar para Paris, porém ela dividiu os capítulos do seu livro de acordo pelas estações de trem e metrô que ela utilizou para chegar ao locais históricos.

O livro começa pela história medieval (linha 13 para a Basilique de Saint- Denis), falando sobre os monarcas franceses e a arquitetura medieval, e continua, passando pelos lugares e falando, não só de sua história, mas também alguns personagens importantes que passaram ou tiveram algum acontecimento por lá, como em Rouen e Joana D'arc. E ao final, é contado como Napoleão III fez mudanças importantes na arquitetura da cidade.

Com algumas ilustrações entre um capítulo e outro, também demonstra as estações e os lugares que são visitados, aliás, nas primeiras páginas, tem um mapa relacionando ambas as informações, sendo interativa a assimilação. Além disso também, é uma aula de história de arquitetura, de cada período e de cada rei ou imperador.

É especialmente interessante para brasileiros, porque não temos uma vasta linha de trem, como na Europa, então uma história ligada a esse transporte para realizar uma viagem, é uma leitura diferente. E com certeza, pode ser um excelente guia para quem pretende fazer uma viagem histórica, e não faz ideia quais linhas de metrô e trem pegar para conhecer os lugares mais importantes.

E sobre a revolução francesa, que claro, não poderia faltar, o roteiro se estende de Paris, até Versalhes, já que abrange os ocorridos no palácio e os escândalos de Maria Antonieta, finalizando com as prisões e mortes da guilhotina, e nos preparando para Napoleão (o primeiro).

Com uma linguagem única, Ina Caro traz uma visão bem diferente de Paris, e também de sua influência no restante da França, e claro, a importância e facilidade dos trens e metrôs para a cidade Luz.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page