top of page
  • RF

Je t'aime Paris

Atualizado: 1 de out. de 2021


Título: Je t'aime Paris Autor: Domitille Hatuel Editora: Lectures Juniors / Pierre Bordas et Fils Classificação indicativa: livre Gênero: curiosidades

ATENÇÃO: o idioma do livro é FRANCÊS (nível A2)

"Ce livre est dédié aux parisiens et à la ville de Paris qui comme le dit sa devise "tangue mais ne coule pas" (Fluctuat nec mergitur)"

(Este livro é dedicado aos parisienses e a cidade de Paris que como diz o lema " flutua, mas não afunda")

Paris... algum dia em minha adolescência eu disse que nunca iria sentir nada por essa cidade, mas como sabem, queridos leitores, criei uma relação com ela. Foi aos poucos, gradativo, revolucionário, e pronto, eu disse "Je t'aime Paris"!

E foi por causa desse título que comprei esse livro, em francês (eu falo francês e achei que era uma excelente oportunidade para treinar). Sempre quero conhecer mais sobre as cidades que tem um espaço no meu coração, e claro que quis aprender mais sobre Paris, além do que já sei e ouço. E esse livro foi muito divertido e interessante por causa disso!

É um livro fininho (60 páginas), é a capa é muito fofa, logo me conquistou. Dei uma primeira folheada quando comprei, e precebi que tratava-se de curiosidades, histórias sobre a Paris do dia a dia dos franceses, um pouco a mais do que os turistas sabem. Então quando começaram as férias, comecei a ler, já que é em francês, quis ter tempo o suficiente para entender o que estava lendo.

Os temas são separados por ordem alfabética, então cada letra representa um lugar, história, etc. E logo no A, se falar de Amor (amour), e o melhor, que não se fala do óbvio! Nem se mencionou a ponte dos cadeados (que aliás é odiada pelos parisienses), mas sim do muro dos apaixonados (le mur des je t'aime).

E por ai segue, pelas comidas (claro) e suas histórias (a da baguete já foi contada aqui no blog e as informações foram retiradas desse livro), arte, dança, fontes, gárgulas de Notre Dame, ilhas (sim, Paris tem ilhas), lendas da cidade, música, ruas, pontes, o rio Sena, a torre Eiffel, e outras coisas incríveis de Paris que pouca gente conhece ou busca conhecer quando visita a cidade.

Me deparei com coisas novas, que nunca pensei que tivessem surgido daquela forma, com histórias desconhecidas, e também um vocabulário usado lá que não se aprende na sala de aula (como os policiais que são chamados de poulets, e não policiers, na forma correta), e também de confirmar aquelas que eu já sabia.

Foi uma leitura deliciosa, apesar de ser mais um livro que tinha como objetivo treinar o francês! Aprendi um pouco mais sobre Paris, e sua originalidade parisiense, que não tem nos roteiros turistísco, mas no meio daqueles que vivem na cidade, les parisiens!

Para quem fala francês, indico a leitura! Mesmo que Paris não seja seu foco, e que, assim como eu, dizia que não se apaixonaria por ela, esse livro pode de mostrar uma face diferente dessa cidade, e te fazer mudar de ideia. E se você já ama Paris, você pode conhecer algo diferente desse lugar!

E quem fala português? Também pode ler! Não é tão complexa a leitura, e dá para arriscar... e quem sabe não se interessar em aprender esse idioma?

Paris, uma cidade que sempre passou por momentos difíceis, mas continua sendo a cidade luz, e conquistando corações, e é assim que vejo seu lema "tangue mais ne coule pas".


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pachinko

bottom of page