top of page
  • RF

O Florete

Atualizado: 1 de out. de 2021


O livro se chama "A rosa e o florete" mas muita gente pergunta "O que é um florete?"

E por isso esse post, para responder a dúvida : O que, afinal de contas, é um florete?

" É a arma de um espadachim. Trata-se da arte das lâminas. Consegue ser tão lindo e delicado, mas, ao mesmo tempo, pode ferir e defender."

A rosa e o florete

Florete = é uma das 3 armas usadas na esgrima. (definição da Wikipedia).

A esgrima, como sabemos, é um esporte de combate de lâminas. A arte desse combate já é bem antiga, desde que a humanidade criou espadas, mas somente ganhou um maior requinte lá pelo século XVI até o XVII, onde ser um hábil espadachim era mais do que se defender em batalhas, mas um título de respeito e popularidade.

Também nesse período de ouro da esgrima, a pesada espada medieval já não era muito utilizada, foi substituída pelas italianas rapieiras (praticamente as mães do florete), que eram mais delicadas e com a lâmina mais longa que seu primo, o sabre (maior agilidade e de lâmina levemente curva). Ambos (o sabre e a rapieira) eram os queridinhos dos esgrimistas da escola italiana de esgrima, que era a residência dos mestres das lâminas.

Rapieira italiana

Então, no final do século XVII, surgiu ele: O florete. Seu nome se deve porque seu punho possui um formato que se assemelha a um botão de flor. E era utilizado apenas para treino de esgrimistas, e também por mulheres, além de não ser recomendado para campos de batalha, mas em combates leves, como duelos (muito comuns na época por motivos pessoais dos adversários). A lâmina é mais leve e flexível, e possui um toque mais delicado, e por suas características, exige postura, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e senso de tempo de reação do esgrimista, o que o obriga a se disciplinar.

Apesar de ser uma arma menos agressiva ou mais delicada que o sabre, pode ferir tanto quanto ele.

Guilhermina, aprende a esgrimir com um florete, porém os sentimentos, os laços unidos por essa lâmina, a fazem preferir se manter com ela, do que troca-la por um sabre.

E agora está respondida a pergunta sobre o que é um florete.


711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page